Podemos comprar jóias de marfim ?

 

O marfim é um material cuja produção e comercialização é proibida. A revenda de joias de marfim é altamente regulada e fiscalizada. Mas sempre existem os que burlam as leis.

O marfim é parte dos materiais preciosos usados na fabricação de joias. Felizmente, agora está em total desuso. https://super.abril.com.br/blog/oraculo/de-que-e-feito-e-como-se-forma-o-marfim-dos-elefantes/

O marfim é o resultado da exploração animal, o que tem provocado o perigo de extinção de várias espécies. Alguns estão em perigo de extinção, devido à caça furtiva em massa. https://exame.abril.com.br/mundo/marfim-e-morte-massacre-poe-elefantes-a-beira-da-extincao/

Com esta imagem de crueldade para com os animais, o uso de adornos de marfim depõe contra quem o usa. Mas ainda existem os que ainda acham que exibir joias de marfim é elegante.

 

O ex-rei Juan Carlos de Espanha, com orgulho, posa em frente de um elefante que acaba de matar
O ex-rei Juan Carlos de Espanha, com orgulho, posa em frente de um elefante que acaba de matar

O que é de marfim ?

O marfim é um material orgânico, com uma estrutura similar à da madeira. De fato, a polpa do dente ou da garra, permite a produção de dentina. O elefante, por exemplo, não tem o esmalte. Como a madeira, podemos saber a idade de um animal baseado nos círculos ao redor da polpa, com uma xícara de perfil. A dentina é, portanto, o elemento da defesa do dente que permite a transformação de objetos e o talhado na superfície.

imagem08-08-2019-21-08-49Pulseira de marfim

Alternativas de marfim

É possível recorrer a alternativas que são imitações bastante interessante, sem ser uma cópia carbono do material. Mas atenção! O marfim prensado não é uma alternativa à marfim, porque é o pó de marfim aglomerado na forma de madeira. Sua venda é proibida, da mesma forma como o marfim puro.

imagem08-08-2019-21-08-50
Queima de marfim apreendido

Queima de marfim apreendido

O marfim-vegetal

Também conhecido como jarina, o marfim-vegetal, é a indicação correta para a fabricação de joias, botões, teclas de piano, louças e objetos decorativos. Após a floração da palma de marfim, que cresce na América central e na África, a árvore não dará frutos. http://www.ecoloja.blog.br/goto/store/textos.aspx?SID=Ecoloja&id=283

Estes contêm um doce de leite, o endosperma, antes de atingir a maturidade. Quando o fruto amadureceu, o líquido se solidifica e se tornar uma bola de marfim vegetal.

A controvérsia sobre as jóias de marfim de Michelle Obama
A controvérsia sobre as jóias de marfim de Michelle Obama

 

 

O marfim representa uma relíquia de um passado ainda presente: a crueldade sem limites humanos para com os animais.

Portanto vamos divulgar:  NUNCA comprar jóias de marfim para acabar com este comércio desumano e sujo.

 

Post feito por: admin

Comentários via Facebook