Diferença entre pedras preciosas x semipreciosas. Entenda.

Não há diferença entre pedras preciosas e semipreciosas

 

O termo “semipreciosas” se refere a valores de mercado e não às pedras ou gemas em si. Todas as pedras e gemas da natureza que tem classificação no mercado joalheiro são pedras preciosas. Sempre dou preferência aos modelos que contenham “pedras preciosas”  mas que às vezes são chamados de “pedras semipreciosas”. Mas afinal o que se entende por pedras preciosas ou pedras semipreciosas ?

Se beneficiam desta denominação todas as gemas das formações naturais, as pérolas e as culturas, assim como as substâncias orgânicas  utilizadas no mundo das joias  que são minerais ou animais. Se a origem não for a mãe natureza, daí então são chamadas de “semijoias” que nada mais são do que pedras sintéticas e imitações.

Pierre pour bijoux Oeil de tigre

Pequeno guia das pedras preciosas

Quando você encontrar em sites de venda online os termos “pedras preciosas” e “pedras semipreciosas”, não se surpreenda.  De fato, este termo é comumente usado por muitos profissionais. É claro que a qualidade de um citrino, uma turquesa, uma pedra da lua, ou onix nunca terá o valor de um diamante, safira, rubi ou esmeralda. Mas são pedras extraídas das minas e depósitos naturais. De nobreza incomparável com as pedras sintéticas usadas nas chamadas “semijoias”. https://pt.wikipedia.org/wiki/Gema

A grande vantagem é que essas pedras naturais, tem seu preço ainda acessível, e você não vai estar usando uma joia falsa. Para terminar, eis aqui uma pequena lista de pedras preciosas que compõe belíssimas joias e que cabem em bolsos menos privilegiados dos que compram diamantes:

Ágata  água-marinha ametista citrinos cornalina granada jaspe lápis-lazúli opala,  quartzo topázio, turmalina, turquesa, slavorita, espinélio, amazonita,  calcino, citrino, granada, hematita, malaquita, olho de tigre, onix, opala, pedra da lua entre tantas outras.

Você pode, por exemplo, comprar um brinco de prata esterlina (925k ou 950k) com uma enorme ametista. É uma joia, não uma imitação de joia. Você pode comprar por cerca de R$ 500,00. E terá a elegância característica de quem despreza imitações.

Post feito por: admin

Comentários via Facebook