Lapis-lazúli, a pedra dos antigos egipcios

gema de lapis lazuli
anel com lapis lazúli

 

Com sua intensa cor azul, lapis lazuli é usada desde o antigo Egito e representava a pureza, a sorte e a nobreza : essa pedra de um azul tão raro e profundo era usdada como amuleto pelos reis. https://pt.wikipedia.org/wiki/Gema_(mineralogia)

Hoje em dia, o lápis-lazúli é uma pedra originária do Chile (devido à presença de minas) e é uma pedra preciosa bastante usada na joalheria e muito bem aceita por homens e mulheres.

As fontes de lápis-lazúli.

A história desta pedra preciosa está contida em seu nome, que é um composto de “lápis”, que significa “pedra” em latim e “lazúli” que deriva de “azul” em árabe. Este último termo, do persa antigo em si deriva do sânscrito “raja ” verde” também significa “servir ao rei” : ou seja,  o lápis-lazúli era sempre a pedra preciosa favorita dos reis do oriente.

Se faz presente nas criações humanas por mais de 60 séculos. Era mais rara e cara do que o ouro, daí a sua presença nas máscaras funerárias das dinastias egípcias. Os Romanos atribuiram a ela propriedades afrodisíacas e foi muito popular na Idade Média como um amuleto de proteção. Pedra triturada também foi a origem do pigmento azul ultramar, utilizado em pinturas até o século XIX e teria servido para pintar o céu no teto da Capela Sistina.

Recursos minerais do lápis lazúli

 

Bague en argent et lapis lazuli

 

A pedra é composta de 25 a 40 por cento lazurita, um mineral composto de dez itens diferentes, o que lhe dá sua cor azul. Também contém pirita e calcita, que formam suas veias, e seus reflexos dourados.

No entanto, se os reflexos de pirita são demais a pedra de lápis-lazúli perde o seu valor. Ainda pode ser “melhorada” para o ponto de édra reconstituída, com a ajuda de corantes e de resina.

Também existem imitações que são puramente sintéticos, assim como um pigmento azul artificial, que tem causado a desvalorização da pedra autêntica principalmente no Afeganistão e no Chile. As mais belas pedras de lápis-lazúli são as de origem oriental.

As virtudes do lápis lazúli

A pedra de lápis-lazúli está associada com os signos astrológicos de aquário, capricórnio, virgem e sagitário. No uso terapêutico é de grande ajuda para combater a febre, alergias, aliviar as cólicas e as queimaduras. Boa para os pulmões, a respiração e a circulação.

O lápis-lazúli também tem a reputação de estimular a imaginação e o sexto  sentido. Mais especificamente, é amplamente usado em joias por permitir excelente lapidação. Cor azul, raro em estado natural, continua a exercer o seu charme, mas nem sempre é fácil encontrar um verdadeiro lápis-lazúli.

Post feito por: admin

Comentários via Facebook